Costa do Valado

A localidade da Costa do Valado é uma das três principais de Freguesia de Oliveirinha.
A manufatura do cobre foi durante muitos anos a sua principal atividade, fruto de um conjunto de homens e empresários empreendedores, que construiram as suas empresas com muito trabalho, saber e dedicação. Algumas das quais, hoje centenárias, são ainda uma referência na sua atividade, ligadas à metalomecânica dedicando-se à construção de equipamentos e depósitos ligados à enologia.
Durante muitos anos foi também a localidade que possuiu importantes unidades ligadas à transformação de madeira e construção de mobiliário.
Possui ainda uma marca e indústria de referência internacional no fabrico de tosta.
É hoje, fruto da centralidade da sua posição a localidade mais comercial e onde se situam algumas das principais estruturas ligadas à hotelaria.
Na Costa do Valado é possível observar um dos mais importantes e maiores paineis publicitários do país, construído pela fábrica Aleluia, na década de 60.
É também a localidade que possui uma das principais estruturas sociais da freguesia, o Centro de Formação e Cultura da Costa do Valado nas vertentes de Centro de Dia e Residência de Idosos, a única Associação ligada à música, a Associação Fanfarra da Costa do Valado e uma das Associações Recreativas com mais eventos realizados, o NAT – Núcleo dos Amigos da Terra da Costa do Valado.
Pode ser observada a sua Igreja.
Tem como Santos Padroeiros – Nossa Senhora do Rosário e São Tomé.